segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

"Enchentes X Doenças"


Enchentes conferem condições propícias para aparecimento de doenças e surtos epidêmicos, uma vez que a água carrega consigo alguns patógenos e pode propiciar ambiente ideal para o aparecimento de vetores, tais como os mosquitos causadores da dengue.

As águas das enchentes transbordam rios e carregam consigo lama, lixo e esgoto – inclusive para dentro das casas e, desta forma, doenças como leptospirose, cólera, diarréias causadas por Escherichia coli, Shigella e Salmonella, febre tifóide e hepatites geralmente ganham forças em condições como estas. Algumas são pela ingestão de alimentos e água contaminada e outras pelo contato com esta.

Desta forma, medidas como informação quanto aos riscos e orientação para minimizá-los, além de fornecer água tratada e alimentos com condições de consumo são medidas que devem ser levadas em consideração.

Cólera
Pode ser transmitida pela água e alimentos contaminados, causando diarréia em razão das toxinas que a bactéria Vibrio cholerae libera.

Dengue
Pode estar presente em casos de inundação por propiciar ambientes próprios para desova da fêmea - água parada. Causa febre alta, dores nos músculos, articulações e cabeça, além de manchas vermelhas no corpo e inchaço.

Febre tifóide
Doença causada pela bactéria Salmonella typhi, que transmite a doença via ingestão de água e alimentos contaminados e contato com pessoas doentes.

Estas três doenças têm como sintomas: febre, dor de cabeça, cansaço, sono agitado, náusea, vômito, sangramentos nasais, diarréia, podendo sofrer hemorragia intestinal, caso não sejam tratadas.

Hepatite A e E
Estas doenças virais causam inflamação no fígado, apresentam sintomas como febre, náuseas, fraqueza, falta de apetite, coloração amarelada na pele e olhos (icterícia), urina e fezes esbranquiçadas, mas podem se apresentar de forma assintomática.

A transmissão se dá por ingestão de água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra. Há vacinas para a hepatite A e a hepatite E está mais associada a inundações.

Leptospirose
A urina dos ratos, misturada à água das chuvas, pode transmitir a leptospirose em pessoas que entram em contato com esta via pele e/ou mucosas, o contato é facilitado quando o indivíduo apresenta arranhões ou feridas.

Os sintomas são: dor de cabeça, febre e, em alguns casos, icterícia. Pode atingir os rins, o fígado e o baço, podendo causar a morte.

Tétano
As enchentes podem propiciar uma maior exposição das pessoas a ferimentos e, consequentemente, à maior probabilidade de contaminação destes pela bactéria Clostridium tetani, liberando toxinas que causam os espasmos musculares típicos do tétano.

Principais medidas a serem tomadas...

  • Não ingerir alimentos que ficaram submersos, mesmo os embalados;
  • Evitar contato com a lama;
  • Evitar tomar água que não se tenha conhecimento sobre sua procedência ou não tenha sido tratada com hipoclorito de sódio.

Bjs...

Lili e Vini

Monitores APE

Nenhum comentário:

Postar um comentário