X
Você sabe a diferença entre pichação e grafite?
Grafite - é considerado uma arte de rua.
Pichação - não é considerada uma arte, e sim uma atitude de vandalismo.
PICHAR É CRIME!!!!
O artigo 65 da lei dos crimes ambientais, número 9.605/98, existente desde1998 estabelece punição de três meses a um ano de cadeia e pagamento de multa.
As pessoas que têm o costume de pichar, disputam com outros pichadores para saber quem picha mais alto. Daí os prédios, praças, edifícios públicos e privados ficam sujos, além de escolas.
Uma solução criativa para evitar a pichação é transformar os muros de edifícios em telas de arte. Outra solução para acabar de vez com a pichação é levar os pichadores para conhecer a arte. Então é aí que aparece o grafite. Os grafiteiros procuram tirar as pessoas da ´´malandragem´´ e levar pichadores para o caminho da arte.
Diferentemente do grafite, cuja preocupação é a ordem estética, o piche tem como objetivo a demarcação de territórios entre grupos. No geral, consiste em fazer algo que para eles é uma arte e para a sociedade é o ato de vandalismo.
O grafite trata-se de um movimento, organizado nas artes plásticas. Apareceu no final dos anos 70 em Nova Iorque, como movimentos culturais das minorias excluídas da cidade. Com a revolução contracultural de 1968, surgiram nos muros de Paris as primeiras manifestações. Os grafiteiros querem sempre divulgar essa idéia.
Foi com o objetivo de levar a diferença entre pichação e grafite, que o Projeto APE trabalhou esse assunto nesse final de semana na E.E. Dr. Afonso Vergueiro em Salto de Pirapora. Além do grafite, o nosso querido monitor Vini, levou sua banda, a qual tocou várias músicas relacionadas à Drogas, Violência e num determinado momento, fizeram uma improvisação junto com os grafiteiros, que além de grafitarem também formam um grupo de Hip-Hop.
Foi muito legal........
... e com algumas latinhas de spray, olha a arte que eles fizeram...
Bom, por hoje é só!!!!!
Bjs.....
Lili e Vini
Nenhum comentário:
Postar um comentário