segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PICHAÇÃO X GRAFITE





X





Você sabe a diferença entre pichação e grafite?

Grafite - é considerado uma arte de rua.

Pichação - não é considerada uma arte, e sim uma atitude de vandalismo.




PICHAR É CRIME!!!!

O artigo 65 da lei dos crimes ambientais, número 9.605/98, existente desde1998 estabelece punição de três meses a um ano de cadeia e pagamento de multa.

As pessoas que têm o costume de pichar, disputam com outros pichadores para saber quem picha mais alto. Daí os prédios, praças, edifícios públicos e privados ficam sujos, além de escolas.


Uma solução criativa para evitar a pichação é transformar os muros de edifícios em telas de arte. Outra solução para acabar de vez com a pichação é levar os pichadores para conhecer a arte. Então é aí que aparece o grafite. Os grafiteiros procuram tirar as pessoas da ´´malandragem´´ e levar pichadores para o caminho da arte.

Diferentemente do grafite, cuja preocupação é a ordem estética, o piche tem como objetivo a demarcação de territórios entre grupos. No geral, consiste em fazer algo que para eles é uma arte e para a sociedade é o ato de vandalismo.
O grafite trata-se de um movimento, organizado nas artes plásticas. Apareceu no final dos anos 70 em Nova Iorque, como movimentos culturais das minorias excluídas da cidade. Com a revolução contracultural de 1968, surgiram nos muros de Paris as primeiras manifestações. Os grafiteiros querem sempre divulgar essa idéia.
Foi com o objetivo de levar a diferença entre pichação e grafite, que o Projeto APE trabalhou esse assunto nesse final de semana na E.E. Dr. Afonso Vergueiro em Salto de Pirapora. Além do grafite, o nosso querido monitor Vini, levou sua banda, a qual tocou várias músicas relacionadas à Drogas, Violência e num determinado momento, fizeram uma improvisação junto com os grafiteiros, que além de grafitarem também formam um grupo de Hip-Hop.

Foi muito legal........


... e com algumas latinhas de spray, olha a arte que eles fizeram...




Bom, por hoje é só!!!!!


Bjs.....


Lili e Vini

segunda-feira, 18 de outubro de 2010




Esticar a testa, contrair os lábios, puxar os olhos. Esses são alguns movimentos da ginástica facial.
Afinal, não é só o corpo que precisa de exercícios físicos para ficar em forma.

Os músculos do rosto, pescoço e do colo também precisam de ginástica para continuar firme e com aspecto jovem.

A ginástica facial atua como alternativa nos tratamentos para evitar a flacidez e as rugas causadas pelos movimentos involuntários que fazemos no dia-a-dia. Pessoas de todas as idades podem fazer ginástica facial. "Quanto mais cedo começar a ginástica, entre os 25 e 30 anos, mais preventivo será o resultado. O rosto vai ficar o melhor possível na idade avançada", explica Bartira Bravo, terapeuta facial.

Segundo a especialista, a ginástica facial relaxa a face, tira a tensão e fortalece a musculatura. Quando o rosto está tenso, flácido, a circulação no local diminui. "O exercício aumenta o metabolismo celular, a oxigenação e a circulação sanguínea, ativando a produção de colágeno, que sustenta a pele", explica Maria Helena Rezende, fisioterapeuta do Studio Fitface, do Rio de Janeiro.

No processo de emagrecimento a ginástica facial é indicada para combater a flacidez, sulcos e rugas que podem aparecer devido a uma perda rápida de massa muscular e gordura subcutânea. Já durante o envelhecimento, essa perda acontece de forma lenta e gradual acompanhada de diminuição de massa óssea.

"Os exercícios vão compensar essa perda, através da hipertrofia natural da musculatura da face, que ocorre quando os músculos são exercitados corretamente", afirma a fisioterapeuta.

Durante uma sessão de ginástica facial pode-se exercitar os músculos da mímica, da mastigação, do pescoço, da coluna cervical e da cintura escapular. "Muitas vezes um queixo duplo pode ser provocado não apenas pelo excesso de peso, mas também devido a uma postura pobre do corpo, a uma má postura da cabeça e do pescoço, ou a problemas de mastigação ou de respiração", explica Maria Helena.

O trabalho da ginástica é muscular, mas a pele fica mais oxigenada, mais viçosa. "Até o diâmetro dos poros diminui com o tempo", conta Bartira. Ela também faz um alerta: a ginástica facial não elimina o excesso de pele, como nas pálpebras, por exemplo, quanto existe muita flacidez no local. "Neste caso, só mesmo cirurgia", revela.

No caso de cirurgia plástica a ginástica fácil serve como manutenção. "Para quem já fez cirurgia no rosto, a ginástica é importante para que não ocorra novamente flacidez. Serve como manutenção e prevenção", alerta Bartira.

De acordo com a especialista, os primeiros resultados são alcançados em apenas um mês, desde que os exercícios sejam praticados diária e corretamente. A orientação é necessária para evitar o resultado contrário, causando a formação de linhas de expressão.
Pratique você também! Vale a pena sentir-se jovem na alma e no corpo!

Um forte abraço Vini e Lili - Monitores Educacionais

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

De quem é o seu cão?

Ao domesticar o cão e o gato, há milhares de anos, o homem tornou-se responsável pelo bem estar desses animais. Conviver com um bicho de estimação é um privilégio e pode mudar nossas vidas para muito melhor! No entanto, alguns cuidados devem ser observados para que essa relação seja realmente harmoniosa e feliz.
Olhe agora para você, e reflita sobre os verdadeiros motivos pelos quais você tem ou deseja ter um animal de estimação. Porque para amar, de verdade, é necessário um cuidado grande e um prazer em dar carinho!
Maaaaas, se precisar de uma ajudinha, para que possa compreender o que é ser um "Responsável" sobre seu animal...aqui vai um teste muito divertido sobre posse responsável!
Nele você poder´s descobrir se está apto ou não para conviver e cuidar de um animalzinho.

http://www.arcabrasil.org.br/acoes/adocao/teste/index.html

Mas para responder o teste, não se esqueça de seguir os "10 mandamentos da posse responsável"... que são:
1)Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

2)Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

3)Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.

4)Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.

5)Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.
6)Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

7)Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
8)Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.

9)Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).

10)Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.





segunda-feira, 4 de outubro de 2010

"Idoso ou Velho?"


No dia 1º de Outubro, comemorou o Dia Internacional do Idoso.
Sabemos, o quanto os idosos em nosso país são excluídos da sociedade, porém, nos esquecemos é que são eles que educaram nossos pais, e estes nos educaram. São eles que nos ensinam sobre a vida, relatam experiências vividas que jamais viveremos, nos aconselham... e nós o que fazemos? - NADA, viramos as costas e esquecemos que um dia seremos um também.

Não estou generalizando que todos os idosos são excluídos, há aqueles que participam ativamente da sociedade, não querem ser esquecidos, não tornam-se velhos.

Achei um poema muito interessante. Leiam.....

"Idoso ou Velho?"

Idoso é quem tem privilégio de viver a longa vida...
Velho é quem perdeu a jovialidade.
A idade causa a degeneração das células...
A velhice causa a degeneração do espírito.
Por isso, nem todo idoso é velho e há velho que nem chegou a ser idoso.

Você é idoso quando sonha...
Você é velho quando apenas dorme.
Você é idoso quando ainda aprende...
Você é velho quando já nem ensina.
Você é idoso quando se exercita...
Você é velho quando somente descansa.
Você é idoso quando tem planos...
Você é velho quando só tem saudades.
Você é idoso quando curte o que lhe resta da vida...
Você é velho quando, sofre o que o aproxima da morte.
Você é idoso quando indaga se vale a pena...
Você é velho quando sem pensar, responde que não.
Você é idoso quando ainda sente amor...
Você é velho quando não sente mais do que ciúmes e possessividade.
Para o idoso a vida se renova a cada dia que começa...
Para o velho a vida se acaba a cada noite que termina.
Para o idoso o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida...
Para o velho todos os dias parecem o último da longa jornada.
Para o idoso o calendário está repleto de amanhãs...
Para o velho o calendário só tem ontens.
Enquanto o idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e preenche esperanças,
O velho vive horas que se arrastam, destituídas de sentido.
Enquanto o idoso tem os olhos postos no horizonte de onde o sol desponta,
O velho tem a sua miopia voltada para as sombras do passado.
Enquanto as rugas do idoso são bonitas porque foram sulcadas pelo sorriso,
As rugas do velho são feias porque foram vincadas pela amargura.
Enquanto o rosto do idoso se ilumina de esperança.,
O rosto do velho se apaga de desânimo.

Idoso ou velho podem ter a mesma idade cronológica, mas têm idades diferentes no coração!

Se você é idoso, guarde a esperança de nunca ficar velho.
Abraços a todos....
Liliane e Vinícius