segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"CAMPANHA PÓLIO 2010"


Acontece no próximo sábado (14), das 8h às 17h, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). A meta da Secretaria de Saúde de São Paulo é que cerca de 2,9 milhões de crianças de até cinco anos recebam a vacina. O número corresponde a 95% dos 3,05 milhões de crianças paulistas nesta faixa etária.
Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia a sua caderneta de vacinação. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, estarão disponíveis vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.
Desde 1988 o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial.

PÓLIO
A vacina contra a paralisia infantil é oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) durante todo o anos nos postos de saúde, na vacinação de rotina. Além do esquema básico --as três doses de rotina-- a criança de até cinco anos tem de tomar todos os anos as duas doses da campanha.
O Brasil já foi certificados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) de que não há circulação do vírus no território. Em São Paulo nenhum caso é registrado há 21 anos, segundo a Secretaria da Saúde. Mas em alguns países da África a transmissão ainda ocorre, como no Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão, segundo o Ministério da Saúde.

Sintomas: por febre, mal-estar, dor de cabeça e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.
Postado por: Liliane Rodrigues - Monitora APE

Nenhum comentário:

Postar um comentário