segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Natal Solidário

Amor, saúde e solidariedade foram as palavras que construíram o nosso trabalho neste mês natalino.

Com muita vontade, buscamos transmitir uma mensagem verdadeira sobre o que é o natal para a comunidade que, mesmo carente economicamente, não está livre de ser vítima do consumismo tão estimulado nesta época.

Envolvendo a comunidade, tanto no ato de doar quanto de receber, conseguimos neste mês desenvolver o projeto "Natal Solidário", onde, em cada escola desenvolvemos atividades diferentes ... sempre transmitindo a mensagem de saúde física, moral e espiritual.

Para essas crianças da EE Prof.ª Alice Rolim de Moura Holtz o natal ganha a perspectiva tão desejada... da atenção, do carinho, do amor e claro... de um presentinho pra alegrar a alma!



Bjs a todos e um FELIZ 2011!!!

Vini e Lili




segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

"PREVENÇÃO: a única arma contra a DENGUE"


O QUE É DENGUE?

Dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

Existem dois tipos de Dengue: Clássica e Hemorrágica.

DENGUE CLÁSSICA
Inicia-se de maneira súbita e pode ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.

DENGUE HEMORRÁGICA
É a forma mais grave da dengue. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte. Dengue hemorrágico necessita sempre de avaliação médica de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente.

CAUSA
A infecção pelo vírus é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.

TRATAMENTO
Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas.
• Ingerir muito líquido como água, sucos, chás, soros caseiros, etc.
• Sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol.
• Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.

PREVENÇAO
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Então não se esqueçam: Dengue mata é a única arma é a PREVENÇÃO!!!!!!
Bjs,
Lili e Vini - Monitores APE




segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

DIA DO DEFICIENTE VISUAL

O olho é o órgão responsável pela visão. Através dele podemos enxergar todas as coisas, ler, costurar, dirigir, assistir televisão, enfim, observar o mundo como ele é. A visão é um dos cinco sentidos do corpo humano, mas também é um sentido presente nos animais.

Porém, a visão não é perfeita para algumas pessoas, podendo enxergar com imperfeição ou em casos extremos, perda completa da visão. Esta perda completa da visão pode ser adquirida, por exemplo retinopatia diabética, que causa perda gradativa da visão ou já nascer deficiente visual.

Em razão desses problemas, foi criado, pelo presidente Jânio Quadros, um dia para essas pessoas - o dia 13 de Dezembro. Ele queria homenagear José Álvares de Azevedo, após este ter introduzido a leitura braile no Brasil.

Portanto, vamos olhar essas pessoas de uma forma diferente,vamos tentar entendê-los e compreendê-los, pois nós temos essa capacidade de enxergar que se trata de uma dádiva divina .

Os deficientes visuais não tem uma vida de cores, é tudo escuridão. Cabe a nós fazer com que eles “vejam”, de uma forma diferente, o que é felicidade e igualdade através de muito carinho, amor e acessibilidade .

Parabéns a todos os deficientes visuais por provarem a cada dia que é possível, mesmo sem a ajuda dos olhos, nadar, jogar bola, pular, ler, passear, enfim, VIVER
.



Bjs a todos e uma ótima semana!!!!!

Lili e Vini - Monitores APE

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Doenças da Pele - ACNE

A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres.

As manifestações da doença ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação (característica das espinhas).

MANIFSTAÇÕES CLÍNICAS
  • Face
  • Tronco
Pois são áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas.

SINTOMAS: variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria da vezes de pequena e média intensidade.

QUADRO CLÍNICO

ACNE Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).


Acne Grau II: cravos e espinhas pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).


Acne Grau III:
cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).


Acne Grau IV: cravos, espinhas pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante.



TRATAMENTO:
deve ser tratada desde o começo, de modo a evitar as suas sequelas, que podem ser cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais, devido à importante alteração na auto-estima de jovens acometidos pela acne.

  • Medicações de uso local: desobstrui os folículos e controla a proliferação bacteriana e oleosidade.
  • Medicamentos via oral: geralmente antibióticos para controlar a infecção ou, no caso de pacientes do sexo feminino, terapia hormonal com medicações anti-androgênicas.
  • Limpeza da pele: que pode ser realizada por esteticistas devidamente capacitadas, tem ação importante para o esvaziamento de lesões não inflamatórias (cravos), evitando a sua transformação em espinhas.
  • Isotretinoína (Roacutan): medicação extremamente forte, utilizada em graves de acne, e que pode curar definitivamnte a acne em cerca de 6 a 8 meses.

  • Dieta: alimentos como chocolate, gorduras animais, amendoim e o leite e seus derivados devem ser evitados pelos pacientes que apresentem acne e percebam agravação dos sintomas após a ingestão dos mesmos.
  • Suporte Psicológico: quando necessário.
O tratamento da acne deve ser orientado por um médico dermatologista, que é o profissional capacitado para indicar os medicamentos ideais para cada caso.

A duração do tratamento é longa, geralmente nunca é menor do que seis meses, portanto, PACIÊNCIA!


Bjs,
LILI e VINI
Monitores Educacionais